sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Revisão Cadastral 2012



Mais de 600 mil famílias beneficiadas pelo PBF ainda não atualizaram o cadastro e correm o risco de perder o benefício

Anualmente, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realiza revisão cadastral para identificar famílias que estão com as informações cadastrais sem atualização há mais de dois anos no Cadastro Único.  Em 2012, 1,5 milhão de famílias foram chamadas para realizar a atualização dos seus dados cadastrais. Faltando pouco menos de dois meses para o término do prazo, determinado para 30 de dezembro, cerca de 672 mil famílias ainda não realizaram a atualização e correm o risco de ter os benefícios bloqueados e, posteriormente, cancelados.

As famílias identificadas com cadastros desatualizados recebem avisos, nos extratos bancários de pagamento, sobre a importância da atualização cadastral. Caso não façam a atualização dos dados ou tenham os benefícios bloqueados, nova mensagem é encaminhada, orientando a família a procurar a gestão municipal. Após dois meses de bloqueio, as famílias que não realizarem a atualização terão os benefícios do Programa Bolsa Família CACELADOS. Neste momento, é importante a atuação do município na atualização dos dados. A lista das famílias alvo da Revisão Cadastral 2012 está disponível no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SigPBF). É imprescindível que os municípios realizem a Busca Ativa, a fim de evitar que famílias pobres deixem de receber os benefícios por desinformação ou dificuldades de se locomover aos locais onde se realiza a atualização cadastral.

A atualização cadastral periódica é um dos mecanismos de controle do PBF, que atende 13,3 milhões de famílias. Qualquer alteração como mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar e composição familiar são informações fundamentais para a boa gestão do PBF e devem ser comunicadas à gestão municipal.

Aqui no município de Areia continuamos diariamente fazendo as atualizações cadastrais e renovando os cadastros dos beneficiários, porém nos deparamos com a realidade de alguns que não tem mais direito e esperam o beneficio ser cancelado a vim prestar informações e dar baixa por motivos de renda superior a exigida pelo programa.
Fonte: MDS e Gestora do PBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário