Recursos Humanos
Quem é quem?
Quem
é o Gestor Municipal para o Programa Bolsa Família?
O
gestor municipal é a pessoa responsável, no município, por todas as informações
sobre o Programa Bolsa Família. Em Areia temos como gestora municipal Maria das
Neves Gabí Barreto Neta.
Qual o
papel do Gestor Municipal no Programa Bolsa Família?
O
papel do gestor é identificar, cadastrar, acompanhar e apoiar às famílias
beneficiárias do Programa Bolsa Família e verificar se estão cumprindo com as
condicionalidades do programa. Além disso, cabe também ao gestor fazer contato
com as outras áreas envolvidas, tais como Secretarias de Assistência Social,
Educação e Saúde; Instância de Controle Social, buscando sempre melhorar a
gestão do Programa.
O gestor municipal deve estar preparado para formar a equipe de
trabalho que irá desempenhar as atividades essenciais ao funcionamento do
Cadastro Único. Identificação das famílias, coleta dos dados cadastrais nos
formulários, inserção de dados no Sistema de Cadastro Único e a manutenção do
ambiente físico e operacional das máquinas são algumas dessas atividades.
- Entrevistadores: profissionais
com boa caligrafia e boa leitura, preferencialmente com nível médio
concluído. Será responsável por preencher os formulários das famílias. Em
Areia temos os seguintes entrevistadores que passaram pelo Processo Simplificado
Seletivo:
ü Aline dos Santos Silva
ü Cleidianny Cristina da Silva Azevedo
ü Sergio Luiz da Silva Santos
ü Valdenice Barbosa da Silva
- Assistente Social: profissional com formação em Serviço Social, preferencialmente servidor do poder executivo municipal. Deve coordenar a identificação das famílias que compõem o público-alvo do Cadastro Único, zelando principalmente pelo cadastramento das famílias em maior situação de vulnerabilidade. Em Areia as Assistentes Sociais que nos apóiam são:
ü Cléa Maria
ü Eulália
Hortência de Vasconcelos
- Supervisor do
Cadastro Único: responsável por receber os formulários preenchidos e
garantir que sejam devidamente digitados no Sistema. Neste caso quem faz
essa parte também é a gestora municipal.
ü Maria das Neves Gabí Barreto Neta
·
Administrador de Rede: profissional
com conhecimentos e experiência em tecnologia da informação. Tem por atribuição
manter o ambiente físico e operacional dos computadores, servidores e
impressoras, instalando os equipamentos, configurando e conectando à rede
local. Deve também apoiar os usuários quanto ao uso do sistema operacional.
Temos aqui em Areia um técnico responsável pelos equipamentos da Prefeitura:
- Digitador: profissional com habilidade e
rapidez na digitação dos dados cadastrais, devendo executar, no Sistema do
Cadastro Único, as inclusões e alterações realizadas nos formulários de
cadastramento. Dois digitadores que fazem esse serviço aqui:
ü Fernando da Silva Felix
ü Marcondes Lima Costa
·
Equipe de
Apoio: profissionais que
apoiam para que o serviço seja bem feito e possam prestar o serviço necessário
para um atendimento de qualidade:
ü
Cecília
Dantas– responsável pelo
agendamento diário, busca de cadastros, atendimento em geral.
ü
Luzia de Melo da Silva– responsável pela limpeza e
manutenção do ambiente. Além de preparar um lanche aos beneficiários.
ü
Antônio Alves da Silva– responsável pelas visitas para entregas de convocações aos
beneficiários.
O que é a
Instância de Controle Social (ICS)?
Ø Representante da Secretaria
Municipal de Educação: Moema Azevedo Gomes de Leon
Ø Representante da Secretaria
Municipal de Serviço Social: Lucia de Fátima de L. Araújo;
Ø Representante da Secretaria
Municipal de Saúde: Francisco Xavier da Silva;
Ø Representante da Secretaria
Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente: Irisvaldo Silva do
Nascimento;
Ø Representante da Pastoral da
Criança: Maria das Graças Cardoso de Araújo;
Ø Representante da Associação
Comunitária do Mutirão: Suzana do Nascimento S. Maia;
Ø Representante da Igreja
Congregacional Batista de Areia: Ivoneide Firmino dos Santos;
Ø Representante do Sindicato dos
trabalhadores Rurais de Areia: José Luiz dos Santos.
Quais são
as responsabilidades do município?
Indicar
o gestor municipal do Programa Bolsa Família, criar e apoiar a ICS – Instância
de Controle Social, identificar e cadastrar famílias pobres e extremamente
pobres no Cadastro Único, ofertar serviços de saúde e educação necessários ao
cumprimento das condicionalidades, apoiar o desenvolvimento das famílias
beneficiárias do PBF por meio de ações e serviços de qualificação, geração de
trabalho e renda, desenvolvimento comunitário, favorecendo a inserção e a
promoção social dessas famílias.
Qual é a
responsabilidade do MDS?
Na
esfera federal, o MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome,
por meio da SENARC - Secretaria Nacional de Renda de Cidadania é responsável
pelas diretrizes, gestão e operacionalização do Programa Bolsa Família e do
Cadastro Único.
Quais são
as responsabilidades da CAIXA?
A
Caixa é o agente operador do Programa Bolsa Família. A Caixa desenvolve
sistemas, processa cadastros, atribuindo NIS às pessoas, organiza e opera o
pagamento dos benefícios, incluindo a emissão e envio de cartão às famílias.
Central
de atendimento ao cidadão da CAIXA: 0800
726 0101. Opção 2
Qual é a
responsabilidade da Coordenação Estadual?
Em
cada estado há uma coordenação responsável por auxiliar os municípios e
oferecer suporte para a operacionalização do Programa. A capacitação dos
municípios é uma das principais atribuições da Coordenação Estadual.
1 comentários:
Faltou o papel do CRAS, SER EXPLICADO.
Postar um comentário